sábado, 18 de julho de 2015

A Síndrome do Pânico tem cura???

A Síndrome do Pânico tem cura???

Bem pessoal, eu demorei um pouco de voltar a postar porque o lançamento do livro me tomou todo tempo que me restava, então resolvi escrever como post de retorno a principal pergunta de quem está vivenciando o Transtorno do Pânico. E tem cura?

Sim tem cura, e quem vos fala é alguém que conheceu esse inferno de perto. Minha vida se transformou em segundos, de uma pessoa independente e ativa, para uma pessoa que precisava constantemente de outras e que tinha medo tudo. Foram anos de inferno particular, e hoje 12 anos depois, sem ter um único episódio de pânico e sem nenhuma medicação, afirmo sem medo de errar: Sim, tem cura!!! ( embora não seja exatamente esse termo que usaria).

Apesar da enquete ao lado sobre pânico ser emocional ou químico, eu afirmo que é emocional, o mal físico vem após anos de negligência com nosso lado emocional. Ele é o sintoma e não a causa. Tem pessoas que vão rebater e dizer, não!!! Isso é problema nos neurotransmissores, e curiosamente eu concordo. Mas o que causou esse problema foi o lado emocional.

Vejamos, eu conheço pessoas que  tomam remédio a vida toda, e quando param volta tudo outra vez. Aliás, em 10 anos de pesquisa não conheci um só caso de alguém que tenha ficado boa só com o uso da medicação, ela está controlada!!!! Mas não curada.

Imagine um carro cujo o problema seja um, ainda que pequeno, furo no radiador... todo dia quando você vai trabalhar coloca água  (remédio) e ele funciona até o outro dia, quando você tem que colocar mais água (mais remédio). E nesse eterno ciclo, você poderá viver o resto da vida, mas experimenta parar de colocar água.... pronto!!! volta tudo de novo...e o carro volta a dar problema. 

Indo mais fundo, você procura um mecânico (uma terapia por exemplo), e acaba descobrindo que o problema foi que, como você sempre andou em ruas esburacadas (perfeccionismo, auto cobranças elevadas, metas inatingíveis, preocupação com opinião alheia), acabou furando o radiador. Então você vai lá e o conserta.

Por um tempo isso até surte efeito, é aquela coisa, quando eu falo das minhas limitações na terapia, eu tenho um alívio imediato (consertou o radiador), então a pessoa cessa as crises de pânico acha que está curada, e sai da terapia. Uma ano depois tudo volta, e sabe por que??? Porque apesar de ter consertado o radiador, ela continua andando nas ruas esburacadas (repetindo: perfeccionismo, auto cobranças elevadas, metas inatingíveis, preocupação com opinião alheia) e fatalmente o radiador furará de novo. Não tem jeito, ou ela muda para um caminho mais suave (transforma suas atitudes e pensamentos) ou ela nunca se livrará.

Então, eu não preciso de remédio??? Claro que precisa, por que ate para ir no mecânico (terapia) o carro necessita de água, pois dependendo do estágio do buraco no radiador (o quanto já nos negligenciamos) e da quantidade de água que perdeu-se (o quanto isso já nos afetou) é impossível dar um único passo sem repor o líquido (medicação). Às vezes é necessário manter-se assim durante um tempo, até que seja possível descobrir onde e quando o radiador foi furado, para só então consertar e não continuar fazendo o mesmo caminho.

Mas a verdade é que descobrir isso dá um trabalhão, e muitas pessoas acreditam ser melhor continuar diariamente depositando água e percorrendo o mesmo caminho. Mudar é difícil, a própria lei física da inércia está aí pra provar que é necessário uma força bem maior para mudar o caminho do que para manter-se nele.

Mas eu posso garantir que vale a pena. Vale muito a pena!!! Hoje depois de 12 anos andando pelos caminhos que meu carro desliza, eu posso fazer tudo, inclusive coisas que jamais ousaria. Morei sozinha dentro e fora do Brasil (eu não ia na esquina sozinha), virei atriz ( coisa que minha família jamais aceitaria), larguei o pseudo sonho de ser médica (coisa que minha família amaria que fosse), virei servidora pública (porque compreendi que meu nível de ansiedade necessitava de um emprego estável) e por fim escrevi "Quando eu me perdi de mim", com o único intuito de mostrar o caminho de volta para as pessoas que adentraram nesse inferno particular, e fazer com que elas não duvidem nem por um segundo que "A Síndrome do pânico tem cura sim"!!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário